Negredo, grupo de Rap que início no ano de 1996, no berço do rap nacional (Capão Redondo Zona Sul de SP) de onde surgiram vários nomes e grupos como: Racionais Mc´s, Ferréz (Escritor), Detentos do Rap, entre outros.

O grupo é formado pelos integrantes: MC Tó, Ylsão e Dj Ale, onde seguem essa formação desde o início do grupo.

                          O significado da palavra “NEGREDO”

Negredo tem como significado: Linhagem de um espaço cultural, usada por esses povos para se autodesignar.
Mas como gostam de dizer “NEGREDO” é (RESPEITO AO PRETO), palavra tirada de uma poesia do Solano Trindade, para nomear o grupo.


Em meados dos anos 2000, o grupo NEGREDO abre o “Instituto Periferia Ativa”, um espaço multicultural, na comunidade (FAVELA GODOY – Capão Redondo), onde o grupo realiza Atividades Socioculturais e desde 2001, promove uma das maiores festas de Rap Nacional de São Paulo, a Festa 100% FAVELA (Festa Anual), onde o Instituto Periferia Ativa e o grupo Negredo convidam vários grupos da região e estado de São Paulo, para se apresentarem no evento (A festa 100% Favela, ao longo desse 15 anos de evento, já produziu 02 DVD´s ao vivo, o 1º em 2006 e o 2º em 2010).

No ano de 2010, o Grupo Negredo faz uma parceria com o Estúdio 1 da Sul, e começa a desenvolver o Projeto Ensaiaço , projeto de ensaio comunitário que aconteceu de 2010 a 2013 no espaço de ventos do estúdio 1 da sul, e no último ano de projeto aconteceu na Fábricas de Cultura do Capão Redondo.

Em meados de Novembro de 2015, o grupo entre em estúdio para processo de produção do novo CD, com lançamento previsto para o meio do ano de 2016, mas o grupo continua desenvolvendo seus trabalhos, participando de Shows, Eventos e Palestras para apresentarem o trabalho musical.

O grupo NEGREDO já participou de vários eventos como: Festa 100% Favela, Lançamento do CD Detentos do Rap, Projeto Hip-Hop pela Paz, Quermesse da Grissom, Abertura de Alguns Shows do Racionais Mc´s, entre outros
.

Biografia do Grupo Negredo

-  2005, o grupo lança seu primeiro trabalho musical, álbum intitulado “MUNDO REAL”
- 2006, Participação na Mixtape “1 da Sul” – Estúdio 1 da Sul
- 2008, Participação na Mixtape “ O Jogo é Hoje” produzida pela marca NIKE, projeto idealizado por: Mano Brown, Ice Blue, DJ Cia e Willian Magalhaes.
- 2010, segundo trabalho musical, álbum intitulado “A CUPULA NEGREDO”.
- 2013, Participação na gravação do DVD Detentos do Rap.
- Participação em Todas as Coletânea “Do Gangstar ao Underground” - MP Produções
- 2014, terceiro trabalho musical, álbum intitulado “BANG AFRICANO”, onde conta com participações de: Gaspar (Z’africa Brasil), Lino Krizz, Mano Brown (Racionais Mc´s), Rapa da Godoy, entre outros.
- 2016, Produção do novo cd intitulado “CASH GAME”.
- DVD´s 100% Favela